sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PROJETO: ANIMAIS EM EXTINÇÃO NO BRASIL




Colégio: Ademar Vicente Ferreira Sobrinho
Turma: 4º ano Ensino Fundamental
Tema: Animais em Extinção no Brasil
Duração: 5 aulas de 60 minutos
Componente Curricular: Português, ciências, geografia.
Professora:Ligia Ribeiro Gomes



Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial (4º ano “B”)
TEMA: Animais em Extinção no Brasil

Componentes Curriculares:

 Língua Portuguesa: Língua escrita e prática de produção de texto;
 Geografia: Natureza;
 Ciências Naturais: Animais em extinção;

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.

OBJETIVOS:
• Resgatar os conhecimentos prévios sobre animais em extinção;
• Realizar pesquisas sobre animais em extinção;
• Sistematizar as informações coletadas na pesquisa em um relatório;
• Compartilhar conhecimentos e opiniões;
• Respeitar e valorizar os animais da nossa fauna;
• Expressar de forma clara e coerente;
• Ampliar vocabulário.

DESENVOLVIMENTO DAS AULAS:
1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
CONVERSANDO COM O PROFESSOR
Acreditamos que a valorização dos animais da nossa fauna e a problemática da extinção de diversas espécies precisam ser expostas, discutidas e analisadas com os alunos. Nas análises realizadas vemos possibilidades da busca de soluções desde os primeiros anos escolares, pois cremos que, dessa forma, teremos cidadãos ativos e conscientes em um futuro próximo. Assim, estabeleça diálogos com a turma, faça questionamentos que possam refletir juntamente com seus familiares sobre a valorização do meio ambiente, especificamente a nossa temática: Animais em Extinção.


LEITURA E DISCUSSÃO DE CENA
Professor apresente as cenas abaixo para sua turma. Em seguida estabeleça um diálogo para interpretá-las.
http://www.animaisos.org/campanha.php?id=13 (acesso 08/08/2010)
http://www.morroazuleventos.com.br/MyImages/capa%20savio%20.jpg (acesso 08/08/2010)
Após o diálogo propor aos alunos que abra uma pasta no computador pra colar todas as suas pesquisas. Façam uma pesquisa sobre animais em extinção. Solicitar que pesquise pelo menos o nome de quatro animais brasileiros ameaçados de extinção fazendo uma descrição de suas características. Se quiser, podem colar também alguma curiosidade a respeito dos animais.
Fazer uma ficha para os alunos preencherem a partir de suas pesquisas. Caso faça opção pelo uso da ficha, os alunos deverão copiar no Word e preencher uma para cada animal que pesquisar e imprimir. Modelo de ficha:
ANIMAIS EM EXTINÇÃO ( inserir figura do animal)
NOME:

TAMANHO: COBERTURA DO CORPO:
AMBIENTE EM QUE VIVE:
ALIMENTAÇÃO:
COMO NASCEM OS FILHOTES:
POR QUE ESTÁ AMEAÇADO DE EXTINÇÃO:
CURIOSIDADE SOBRE O ANIMAL:


2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
Com o objetivo de trocar informações organize a turma para apresentação da pesquisa proposta anteriormente. Em seguida divida a turma em pequenos grupos, procure agrupar os alunos que pesquisaram o mesmo animal. Neste caso peça que comparem os dados coletados e complementem a pesquisa acrescentando dados que possam enriquecer o trabalho. Neste momento, deverão fazer a leitura das fichas dos animais que pesquisaram.
Durante a leitura das fichas solicite que cada aluno escolha um animal para apresentar aos demais colegas.
Quando terminar o tempo que você estabeleceu para o trabalho nos pequenos grupos reorganize a sala para que os alunos possam visualizar uns aos outros durante a apresentação.
Cada aluno na sua vez deverá ler e/ou explicar com suas palavras o que descobriu sobre o animal que apresentará no próprio computador. Antes de iniciar as apresentações informe aos alunos que perguntas, esclarecimentos ou informações a acrescentar, poderão ser feitas após a exposição do colega.
http://360graus.terra.com.br/ecologia/images/w_h/w_h_006_micoleao.jpg


3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Acompanhe a turma até o Laboratório de Informática, a fim de realizar a atividades que envolvam a temática.
Agrupar os alunos em duplas e indique os sítios que deverão acessar. Será utilizado um sítio de cada vez. Logo após você deverá realizar um diálogo com a turma ressaltando elementos relevantes. Assim, é importante que você tenha conhecimento das informações contidas em cada sítio. Os sítios acessados em 08/08/2010:
http://www.bicodocorvo.com.br/animais/animais-da-amazonia
http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2006-1/1-5/figuras/mapa_snimais_extincao.jpg http://www.abelha.com.br/animais/ (acesso 08/08/2010)

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
UTILIZANDO RECURSOS MULTIMÍDIA
Para esse momento, utilizar o Data Show, ou ainda apresentá-las aos alunos no Laboratório de Informática, utilizando o computador. Providenciar algumas imagens que possam retratar esse assunto para que seus alunos possam conhecer alguns projetos que ajudam na preservação de animais em extinção.
Anteriormente à aula, converse com a turma perguntando se alguém conhece ou já viu falar da existência de projetos que ajudam na preservação de animais em extinção. Peça que pesquisem dados sobre esses projetos. Instrua que façam pesquisa na internet. Alguns dados sobre o Projeto Tamar dedicado à preservação de espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção poderão ser coletados no sítio: http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=63
Imagens do Projeto Tamar estão disponibilizadas em http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=1T4ADSA_pt- nuAes5YnNBw&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CDoQsAQwAw
Outros Projetos e Associação de Proteção de Animais em Extinção poderão ser encontrados nos sítios:
O Projeto Golfinho Rotador www.golfinhorotador.org.br/
Projeto Peixe-Boi www.projetopeixe-boi.com.br
Associação Mico Leão Dourado http://www.micoleao.org.br/ptg/home.php
Pensando nos vídeos assistidos:
a- Escreva três nomes de animais que fazem parte da fauna brasileira e que estão correndo risco de serem extintos.
b- Escreva três nomes de animais que não fazem parte da fauna brasileira e que estão correndo risco de serem extintos.
c- Explique com suas palavras, o que é extinção.
d-Cite os principais fatores que contribuem para a extinção dos animais.
e - Elabore um recado/mensagem pedindo para que as pessoas protejam os animais que pode ser postado no blog da professora.

5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, organize a sala de aula ou outro ambiente que você tiver disponibilidade para utilizar Data Show e apresentar os vídeos “Ajude os animais em extinção” e “Animais em extinção” disponibilizados respectivamente nos sítios
http://www.youtube.com/watch?v=Wt0al7YC8hI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Gl5rSrXp7Uw&feature=related (acesso em 08/08/2010).
Estes vídeos sensibilizarão ainda mais os alunos quanto à preservação dos animais.
Após a apresentação perguntar aos alunos o que acharam. Peça que justifiquem suas respostas.
Produzir texto coletivo ou individual sobre a temática.
Recursos tecnológicos:

• TV;
• DV;
• Data Show;
• Computador;
• Internet;
• Câmera digital.

Avaliação:
A avaliação acontecerá durante todo o processo. Verificando se os alunos entenderam como executar cada atividade proposta. Se forem capazes de realizar a pesquisa proposta cumprindo as instruções dadas. Conseguiram-se sistematizar as informações coletadas na pesquisa e compartilharam as informações expondo claramente suas idéias. Observe ainda se foram capazes de ampliar seu vocabulário. Esses dados poderão ser observados no decorrer das diferentes situações vivenciadas.




Um comentário:

  1. Valeu Lígia você conseguiu construir o seu blog, continue recheando ele de informações e experiências pedagógicas...
    Edemar

    ResponderExcluir