sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Memorial Reflexivo

Com esse curso Ensinando e Aprendendo com as TIC, aprendi a encontrar o que estava consolidado e a organizar o que estava confuso, caótico, disperso. Por isso é tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar as escolhas, adaptá-las ao contexto pessoal e regional, e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais. No início do curso, tive muitas dificuldades, quanto à plataforma do curso, e mesmo a questão do tempo para realizar as atividades, mas com a colaboração dos colegas e do tutor Edemar, eu estou conseguindo concluir o curso, pois o mesmo sempre esteve pronto para me ajudar e orientar no que fosse preciso.Tenho pela frente o desafio de orientar os professores com relação ao uso e a apropriação das tecnologias nas suas atividades docentes, principalmente no aprofundamento desse conhecimento, como um recurso pedagógico. Sendo que eu estou exercendo a função de suporte pedagógico, e encarregada das tecnologias. Embora reconhecendo o valor histórico e pedagógico do uso das tecnologias na educação, acredito que as mesmas devem ser implementadas no âmbito educativo, focadas na produção de conhecimentos do aluno servindo como instrumento de intervenção em vista da construção do próprio ser humano. Acredito que ao implementar este recurso nas práticas em salas de aula, esses professores tornarão as nossas escolas espaços críticos de produção de saberes.Neste curso busquei contribuir com a discussão sobre as múltiplas possibilidades de incorporação das tecnologias no âmbito escolar, tendo em vista reforçar as atitudes e aptidões que permitam superar os obstáculos para o desenvolvimento de uma educação voltada a uma nova cultura planetária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário