sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

Currículo é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino. O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos. Currículo são experiências, conhecimentos e saberes que se espera fazer aprender na escola de acordo com o que se julgam relevante e necessário na sociedade num dado tempo e contexto. Entende-se também que currículo é também uma questão de identidade. Podendo-se considerar currículo como seleção de conhecimentos. Hoje são inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, quando o professor tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza é integra-os ao seu projeto curricular. As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio as elaborações de raciocínio no que se refere ao acesso de idéias, conceitos, imagens, permitindo associações mentais para a elaboração do conhecimento. O responsável por esse elo é o professor. Ele fará o entendimento e o uso das tecnologias adaptadas ao currículo conforme a sua visão, adaptando e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender, interagir com o meio em que vive. Assim as tecnologias servem de base para inovar a prática pedagógica adaptada ao currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário