sábado, 28 de agosto de 2010

Relato da aula com uso da internet e outras tecnologias



PLANEJAMENTO:


Descrição do processo:

O planejamento foi realizado através da internet, livro de ciências do professor e matrizes de habilidades do Programa Circuito Campeão com o tema “A ÁGUA UM BEM FINITO, VAMOS PRESERVAR E ECONOMIZAR”.
Durante as aulas de ciências, foi repassado aos alunos dicas de economia de água, a água doce disponível em nosso planeta e onde encontrar, através de vídeo na internet, livro do aluno, cartazes, etc.
Os alunos se mostraram interessados no assunto participando ativamente das atividades propostas a eles
Na finalização das atividades os alunos do 4º ano “B” repassou o que aprenderam sobre a economia e preservação da água e dicas de economia da água e dicas de economia, em uma Feira de Ciências e Tecnologia realizada na E.U.
Apresentaram a aula através de cartazes, slides no data show, câmera digital, distribuição de panfletos informativos etc.
O resultado foi além do esperado, os alunos se mostraram entusiasmados e interessados sobre o assunto, responderam
os questionamentos sobre o assunto, e repassaram o que aprenderam no decorrer das aulas a comunidade escolar durante a Feira de Ciências.
O assunto envolveu a disciplina de ciências e português na qual os alunos produziram textos sobre o que aprenderam
sobre o assunto.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

- PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET

ATIVIDADE 4 - PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET


Cursista: Ligia Ribeiro Gomes

Tutor: Edemar


EIXO TEMATICO

ÁGUA UM BEM FINITO VAMOS ECONOMIZAR E
PRESERVA-LÁ

OBJETIVO GERAL:
Propiciar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água à vida, conscientizando-os quanto a sua manutenção e conservação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Compreender que a água potável é uni recurso natural finito e escasso;
• Reconhecer a necessidade de economizar água;
• Verificar as porcentagens de água doce e salgada. Assim como as potáveis;
• Observar o desperdício de água no dia-a-dia;
• Elaborar cartazes informativos e distribuir na Escola.

JUSTIFICATIVA:

Sabemos que a Terra é formada por muita água, que o Brasil é rico em recursos hídricos, mas que apenas 1% da água do Planeta está disponível para o uso. Em decorrência da crescente escassez de água doce, vimos através de este alertar para a necessidade de sua preservação e utilização consciente.

PROCEDIMENTOS:

Esta aula será desenvolvida durante as aulas ciências. Utilizar-se-á de aulas expositivas, pesquisa na internet, em casa através de observações no consumo e desperdício da água. O período de finalização das atividades sobre o assunto será de 18/06/2010, em uma feira de ciências realizada por todos os alunos da escola. Os alunos do 4ª da professora Edilene irão apresentar o que aprendeu para a comunidade escolar e os pais. As apresentações serão através de cartazes e slides apresentado em data show, distribuição de panfletos com dicas de como economizar água para manter a vida no nosso planeta.

DESENVOLVIMENTO:

A aula será desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A sala será dividida em 06 (seis) grupos, onde cada um terá uma situação problema para solucionar.


CONCLUSÃO:

Ao término das atividades citadas, os grupos farão um relatório de análise de dados e, os juntarão, analisarão e responderão a questão principal da aula: “Como preservar a água do nosso planeta para nos mantermos vivos?” Por final, distribuirão cartazes e folders informativos pela escola, sobre como economizar água e sua importância em nossa vida apresentação de slides em data show durante uma feira de ciências.

RECURSOS:

Internet, cartazes, panfletos, folderes informativos, painéis, livros do aluno, papel cartão, cartolina, câmera fotográfica, filmadora etc.


AVALIAÇAO:

• Participação;
• Organização.
• Criatividade;
• Conclusão dos grupos.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Análise de web site


Alguns sites baseados para realização da atividade 03:

http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2001/tec/pgm1.htm
http://www.vivenciapedagogica.com.br/tecnologia_na_escola.html
http://www.slideshare.net/luizcarlos/curso-proinfo-100h
http://www.slideshare.net/luizcarlos/curso-proinfo-100h
http://www.portaleducacao.com.br
http://www..tvescola.mec.gov.br

Estes sites servem para auxiliar o professor em seu planejamento, enriquecendo seus conhecimentos, pois tem muitas sugestões boas de como trabalhar em sala de aula.

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?


Nós professores devemos escutar os alunos e desenvolver uma educação que promova comunicação da não violência. Tendo consciência e experiência de que é impossível saber tudo e por isso mesmo precisamos cada vez mais e continuamente buscar conhecimentos e informação. Devemos estar aberto para novas aprendizagens e novos significados de fazer pedagógico e contribuir para a formação dos alunos para o exercício da cidadania. Nós professores estamos sempre adquirindo novos conhecimentos e adaptando mais as aulas. Procurando desenvolver um trabalho baseado em conhecimentos atuais. Trabalhando o lado afetivo relacionando com valores, buscando a humanização. O professor é o canal principal por onde ocorrem as múltiplas interações que coloram a comunidade. Assim sendo, ele não deve ter apenas como principal preocupação debitar conteúdos programáticos, mas também ensinar a viver num mundo que está em mudança contínua. Atualmente, o professor deve ser um mediador, mais do que um informador. Aprender exige envolver-se, pesquisar, ir atrás, produzir novas sínteses, fruto de descobertas.
O importante, como educador, é acreditar no potencial de aprendizagem pessoal, a capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal
É importante reconhecer nossas qualidades, valorizá-las, destacá-las e buscar formas de colocá-las em prática, escolhendo situações em que elas sejam mais testadas e necessárias. Estar atentos ao que acontece e ir antecipando-nos, prevendo, testando, avaliando. No uso das TICs, deve-se potencializar os alunos para termos uma interação de natureza informática e comunicativa, mobilizando sua autonomia no processo de ensino-investigação-aprendizagem.

O que Wikipédia?


Wikipédia é uma enciclopédia multilíngüe online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações. Qualquer um pode editar um artigo e as mudanças feitas são exibidas imediatamente. Portanto, a Wikipédia não pode garantir que artigos ou imagens serão sempre aceitáveis para todos os leitores, ou que eles seguirão normas sociais ou religiosas. A utilização de blogues na educação, possibilita o enriquecimento das aulas e projetos através da publicação e interação de idéias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.

O que é hipertexto?


Para a textualidade, não há clara diferença entre hipertexto e hipermídia, pois é possível passar com a mesma facilidade de um nível verbal para um nível não verbal. Hoje se comercializam enciclopédias multimídias, por exemplo, que ilustram facilmente este conceito. O hipertexto apresenta-se no ecrã em blocos de texto, sendo possível observar dois modos de navegação: uma listagem dos diferentes blocos disponíveis e uma cartografia das diferentes ligações possíveis entre esses blocos. O CD-ROM sobre Camões (Porto Editora, 1996), que contém a obra completa do Autor entrelaçada com dados sobre a vida de Camões e a sua época serve de exemplo das potencialidades conceptuais de um hipertexto. Mas uma lista telefônica, por exemplo, não pode entrar na categoria de hipertexto, por não ser possível encontrar uma relação conceptual entre as unidades básicas de info. Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse. Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. Acredito ser razoável indagar-se sobre a presença do hipertexto no domínio das atividades escolares, particularmente no que se refere às práticas da escrita, inclusive, que podemos tomar o hipertexto como um bom momento para rever a questão mais ampla do papel da escola no letramento e a função do computador no ensino. Pois, tal como observam o computador mudou nossa maneira de ler, construir e interpretar textos e mostrou que não há formas naturais de produção textual e leitura. Trata-se de um caso importante para se analisar como tecnologia e cultura interagem de forma sistemática e significativa para interferir nas práticas de escrita.

Minha Escola

View more presentations from lygia.