quarta-feira, 25 de agosto de 2010

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?


Nós professores devemos escutar os alunos e desenvolver uma educação que promova comunicação da não violência. Tendo consciência e experiência de que é impossível saber tudo e por isso mesmo precisamos cada vez mais e continuamente buscar conhecimentos e informação. Devemos estar aberto para novas aprendizagens e novos significados de fazer pedagógico e contribuir para a formação dos alunos para o exercício da cidadania. Nós professores estamos sempre adquirindo novos conhecimentos e adaptando mais as aulas. Procurando desenvolver um trabalho baseado em conhecimentos atuais. Trabalhando o lado afetivo relacionando com valores, buscando a humanização. O professor é o canal principal por onde ocorrem as múltiplas interações que coloram a comunidade. Assim sendo, ele não deve ter apenas como principal preocupação debitar conteúdos programáticos, mas também ensinar a viver num mundo que está em mudança contínua. Atualmente, o professor deve ser um mediador, mais do que um informador. Aprender exige envolver-se, pesquisar, ir atrás, produzir novas sínteses, fruto de descobertas.
O importante, como educador, é acreditar no potencial de aprendizagem pessoal, a capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal
É importante reconhecer nossas qualidades, valorizá-las, destacá-las e buscar formas de colocá-las em prática, escolhendo situações em que elas sejam mais testadas e necessárias. Estar atentos ao que acontece e ir antecipando-nos, prevendo, testando, avaliando. No uso das TICs, deve-se potencializar os alunos para termos uma interação de natureza informática e comunicativa, mobilizando sua autonomia no processo de ensino-investigação-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário