terça-feira, 9 de novembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

O século XX marcado pelas muitas inovações oportunizou o surgimento de várias descobertas revolucionárias, como a tecnologia, entre eles o computador. Percebe-se que o computador conquistou espaço importante e inigualável no seio das sociedades, a sua ausência pode significar atraso ou mesmo subdesenvolvimento, enquanto a sua presença traduz ascensão social e desenvolvimento. O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo e sim estar atualizado com relação às inovações tecnológicas, ou seja, a serviço do professor e do aluno. Portanto, o computador na escola do século XXI deve ser utilizado como um catalisador de uma mudança do paradigma educacional. Sabe-se, que o aluno deste novo século necessita interagir com o mundo, e isso acontece através da internet. Esse recurso permite uma forma de aprendizado diferente e mundo mais atraente para nossos educando. Conclui-se que não há como substituir o professor. Ele é tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal, afirma Pedro Demo. É importante dizer, que os recursos tecnológicos se constituem uma significativa ferramenta para que os professores e alunos possam interagir na prática educativa. Portanto, cabe ao professor buscar novos aprendizados, ter iniciativa e ser criativo. A escola precisa ser viva, alegre e prazerosa no tocante ao aprendizado de todos os alunos da rede educacional. Os recursos tecnológicos vieram para ficar, e para serem usados, mas não devemos inserir as tecnologias de qualquer maneira, a qualquer custo, mas precisamos ter a consciência da sua utilização adequada e utilizar dos benefícios que ela nos traz. Para que isso aconteça o professor como mediador e facilitador da aprendizagem deverão usar os recursos tecnológicos de forma criativa, investigadora, questionadora, que provoque mudanças e compreensão dentro e fora da sala de aula.

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